quinta-feira, 12 de abril de 2012

Pelo Norte de Itália, de costa a costa

(De Veneza, no Adriático, até à Riviera, no Mediterrâneo, em três viagens de 2000 a 2012)

Na crónica anterior fiz a descrição da magnífica cidade de Veneza e desta vez vou relatar a continuação da viagem pelo Norte de Itália, começando justamente na cidade dos canais e fazendo depois a ligação entre as duas costas do país, do Adriático ao Mediterrâneo. 

A viagem não foi efetuada exatamente desta forma e de uma única vez. Na verdade, baseia-se em três percursos que fizemos em períodos distintos, concretamente em 2000, em 2005 e em 2012, nos quais fomos passando por estes sítios, nalguns deles por mais do que uma vez. O agrupamento destes locais num mesmo percurso é uma sugestão minha, admitindo uma duração total de 8 a 10 dias de viagem, já incluindo Veneza.

Assim, depois da visita à cidade de Veneza, de acordo com os relatos que fiz na crónica anterior, que reproduz as experiências vividas nessa terra deslumbrante, alugámos um carro e partimos com o objetivo de passar por algumas cidades, como Pádua, Bolonha e Parma, até chegarmos à costa da Ligúria, no Mediterrâneo, para visitarmos então as Cinque Terre, a Riviera italiana e a cidade de Génova. 

O percurso foi efetuado de Este para Oeste, como mostra o mapa e como aqui vou relatar, mas poderia perfeitamente ser feito no sentido contrário. Em qualquer dos casos há o detalhe de termos que alugar um carro num aeroporto e depois devolvê-lo noutro, o que acarreta um custo extra em torno dos 100€, naquela época, para o período em questão e para um carro de nível médio, ou uma carrinha.
Neste percurso considerei o início em Veneza e a conclusão no aeroporto de Milão. Mas a escolha do voo de regresso por Milão e não por Génova teve a ver com a existência de voos diretos e de voos low-cost para Lisboa… embora existam de vez em quando algumas alterações e, por isso, há que confirmar qual é a melhor alternativa no momento em que se decida fazer esta viagem. É claro que seria muito mais conveniente se pudéssemos voar de Génova diretamente para Lisboa, evitando assim uma viagem adicional de carro de 180 km.

A crónica da nossa viagem vai ser contada em seis publicações, descrevendo os locais que fomos visitando e as experiências que fomos vivendo, ao longo do trajeto pelo Norte deste país maravilhoso, entre o Adriático e o Mediterrâneo.







Ao terminarmos a visita à cidade de Génova, terminávamos também esta viagem que nos trouxe desde a costa adriática do país, em Veneza, até à região da Ligúria.

Havia ainda por percorrer 180km de autoestrada até ao aeroporto de Malpensa, perto de Milão, por ser a alternativa mais económica, uma vez que, a partir de Génova, não existiam voos diretos para Lisboa.

Carlos Prestes
Abril de 2012

Voltar à página inicial do Blog