domingo, 1 de abril de 2012

Pelo Norte de Itália, entre montanhas e lagos

(Explorando as zonas mais a Norte de Itália ao longo de três viagens feitas entre 2000 e 2012)

Foi já por cinco vezes que tive oportunidade de percorrer algumas zonas do Norte de Itália, mas vou-me concentrar apenas nos locais visitados nas últimas três viagens que efetuei em 2000, em 2005 e em 2012.

O Norte de Itália é demasiado vasto para ser visitado de uma só vez e foi por isso que fizemos várias viagens soltas por esta zona do país. Porém, de forma a conferir alguma organização para quem se queira inspirar seguindo os nossos trilhos, vou apresentar duas crónicas distintas com registos de dois percursos feito ao longo do Norte de Itália, e uma outra crónica sobre a cidade Veneza.

Nesta primeira crónica vou-me centrar nos locais visitados num percurso feito pelas regiões mais a Norte, já próximas da cordilheira dos Alpes, atravessando lagos, vales e montanhas, mas também algumas cidades de referência.

Numa outra crónica vou escrever sobre o trajeto que liga as duas costas de Itália, sempre pelo Norte, desde o Adriático, em Veneza, até ao Mediterrâneo, na chamada Riviera italiana, incluindo zonas balneares de grande charme, mas também algumas cidades italianas interessantes.

Escrevi ainda uma outra crónica sobre estas viagens pelo Norte, focada exclusivamente na magnífica cidade de Veneza.

Neste primeiro percurso estou a considerar a alternativa de voarmos para Milão mas depois regressarmos a partir de Veneza, minimizando assim as distâncias a percorrer de carro. Relativamente aos voos esta escolha não introduz qualquer dificuldade, uma vez que a Easyjet voa para estas duas cidades. O único problema é que o carro alugado, que é sempre necessário nestas viagens, será levantado no aeroporto de Milão e depois devolvido no aeroporto de Veneza, o que acarreta um sobrecusto (tenho pago cerca de 100€ por este extra, para o tipo de carro que costumo alugar, ou carrinhas ou monovolumes).

Feito este enquadramento prévio, começo por esboçar no mapa seguinte o percurso de referência nesta zona mais a Norte, que começa no aeroporto de Milão-Malpensa, passa pelos Alpes e acaba em Veneza:
Ao longo deste percurso fizemos paragens em vários locais que vou aqui descrever através das seguintes publicações:


Saindo desta zona montanhosa seguimos até Veneza, onde fizemos a entrega do carro alugado e apanhámos o avião de volta para Lisboa.

Nesta crónica não incluí a cidade de Veneza, que fará parte de uma outra publicação, mas é natural que quem vá apanhar um avião a Veneza não deixe de estender a sua estadia por mais um dia, para uma visita à cidade dos canais… e foi o que fizemos em duas das três viagens que me inspiraram para escrever estas crónicas.


O balanço final da viagem relatada por esta zona de Itália foi altamente positivo, embora tenhamos incluído dois dias completos a esquiar, o que melhorou ainda o package de viagem, mas que é algo muito específico e que nem todos os viajantes apreciam. A escolha deste percurso revelou-se bastante equilibrada, com o ambiente de cidades históricas, em Milão e Verona, os dois grandes lagos italianos e a magnífica região dos Dolomitis, que, mesmo que não seja para esquiar, será sempre um ótimo local de visita. Foi uma combinação fantástica para uma viagem de 8 a 10 dias... e, para fechar em beleza, não desperdiçámos a possibilidade de acabar com mais um dia na bellissima cidade de Veneza.


Carlos Prestes
Abril de 2012